Torre de Babel: 5 boas músicas em idiomas inusitados

O mundo, através de cinco idiomas de cinco grandes mulheres. Tão diferentes, lindas e empoderadas.

Iorubá com Angelique Kidjo

Uma verdadeira cidadão do mundo: fluente em 4 idiomas, embaixadora da  Unicef, já foi casada com um holândes, já morou em Paris. Essa é a polivalente Angelike Kidjo, cantora, compositora e ativista. Originária de Benin, um país da costa Africana, Angelique mistura pop e ritmos próprios de seu continente, quase sempre em um mix dançante. As letras vêm em inglês, francês, fon, sawahili e iorubá, e, sempre com ideias feministas, de paz e cultura. Em 2007, faturou o Grammy de melhor álbum de World Music pelo disco Djin Djin, onde traz parcerias com artistas internacionais de peso como Alicia Keys, Peter Gabriel e Joss Stone. Também marcou presença como trilha sonora de muitos filmes como Rei Leão e Ace Ventura.
Lição do dia:
Site oficial: AQUI!

Farôes com Eivør

Que tal um pouco do da mística nórdica nessa salada musical? Esse é o tempero marcante dos arranjos de Eivor, vinda das Ilhas Faroé, um arquipélago composto por 18 ilhas no Atlântico Norte, atualmente território dependente da Dinamarca. A maioria de suas músicas é em Farôes, idioma oficial das ilhas. Contudo, mais recentemente, a cantora e compositora tem arriscado algumas faixas em inglês, para tornar-se mais palatável aos seus muitos fãs pela Europa.
Lição do dia: vinur, vinur skilur tú meg/veitst tú ongan loyniveg?/hevur tú reikað líka sum eg/í endaleysu tokuni
Traduzindo: amigo, amigo,você me compreende?/você conhece algum atalho secreto?/Você andou como tenho andado/ Na interminável névoa
Site oficial: AQUI!

Sueco com Lisa Ekdahl

Com uma voz meio criança, meio sedutora, esta é uma das mais populares cantoras na Suécia, tendo arrematado vários prêmios por lá. Com raízes fortes no jazz e na música folclórica sueca, Lisa também flerta bastante com a nossa Bossa Nova, inclusive, tendo declarado várias vezes sua paixão por Jobim.
Lição do dia:  Jag vill inte förklara mig/Eu não quero me explicar, vill inte stå upp för mina ideal/não quero apregoar meus ideais, inte heller försvara mig/nem ao menos me defender, vill varken vara svår eller hal/não quero me fazer de difícil ou fugaz, så vad vill jag då?/então, o que eu quero?, det är enkelt att förstå/é fácil de ver, jag vill bara sitta här med benen i kors/ só quero ficar aqui com minhas pernas cruzadas.
Site oficial: AQUI!

Tcheco com Aneta Langerová

Se por aqui os realities musicais têm dificuldade em emplacar ídolos de fato, para Aneta Langerová na República Tcheca, o lance funcionou. De 2004 pra cá, ano que faturou o primeiro concurso no programa, ela lançou 4 discos e dezenas de singles.  Assumidamente lésbica, ela é casada com uma documentarista e elas vão muito bem, obrigada.
Lição do dia: Už se zas v tvých mořích topím/Estou me afogando novamente em seus mares, pod hladinou schází dech tak to bejvá/Meu fôlego está ficando escasso abaixo da superfície, V očích kouř válečných flotil/Geralmente é assim que acontece, V očích kouř válečných flotil/Nos olhos, a fumaça das frotas de guerra,budí moji klidnou krev/Acorda meu sangue tranquilo, už se slejvá/ela se foi.
Site oficial: AQUI!

Filipino com Moira Dela Torre

Esta jovem ainda está trilhando seu caminho em direção a fama, com seu pop deliciosamente meloso. Ainda durante o ensino médio, divulgou alguns vídeos com suas canções nas redes sociais e chamou a atenção de produtores musicais em seu país. É a voz de dezenas de jingles por lá: de McDonald’s à Nescafé. Participou de um reality musical estilo The Voice, porém, não abocanhou a primeira colocação. Ainda assim, tem fãs devotos e sua popularidade não para de crescer.
Lição do dia: Akala ko nung una/No começo, eu pensei – May bukas ang ganito/Que teria um amanhã para isso -Mabuti pang umiwas/É melhor fugir – Pero salamat na rin at nagtagpo- Mas estou grata que nos conhecemos
Torete, torete, torete sa ‘yo/ Louca, louca, sou louca por você.
Página Oficial: AQUI!

ddd

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *