Pão de Arroz Integral

Procurando um petisco salgado pra matar a fominha no meio da tarde? Ou uma opção criativa pra levar numa festa? Confira esta receita de pão de arroz integral! Ela é incrível, relativamente barata (são coisas que você já deve ter em casa), pouca bagunça na cozinha e ZERO complicação. O melhor é que fica visualmente lindo e dá pra impressionar todo mundo. Vão achar que você ficou horas sovando a massa.

Já colocamos anteriormente versões mais light de outras junkie foods que todo mundo ama, como: Batata Frita de Forno e Bolinho de Arroz na AirFryer. Ambas foram receitas que acabaram ficando uma verdadeira colcha de retalhos de várias que encontrei disponíveis pela internet. Quem já testou alguma receita que veio do mundo online, já deve saber: a maioria dá ruim. Catástrofe. Esta receita do Pão de Arroz Integral, no entanto, deu muito certo. Aprendi no vídeo da Renata Nicolau (clique para ver o passo-a-passo).

receita-diet-pao-de-arroz-integral-cru-criaturagg-00

Como já fiz muitas vezes, fui fazendo pequenas alterações para ficar com meu gosto e deu nisso aí embaixo. Testem e se deliciem!

Ingredientes:

1 xícara de chá de arroz integral CRU;
4 ovos inteiros;
1 caixinha de Creme de Leite;
1/3 de xícara de óleo de canola (ela indica 1/2 xícara de azeite, mas o orçamento aqui sempre é pequeno!);
1 colher de sopa rasa de sal;
2 colheres de sopa rasa de farinha de linhaça;
2 pitada de tempero de ervas desidratada (opcional e à sua escolha qual);
1 colher de sopa de fermento químico (aquele para bolos mesmo).

Modo de Preparo:

Coloque o arroz de molho em água suficiente para o dobro do seu tamanho ou um pouco mais se couber. Deixe por no mínimo 4 horas na geladeira em um recipiente com tampa. Sempre sigo a recomendação da Renata para deixar de um dia pro outro. Na hora que for fazer o pão, comece escorrendo o arroz. No liquidificador, misture todos os ingredientes úmidos: ovos, creme de leite e óleo. Bata ligeiramente. Comece adicionando o arroz cru pouco a pouco.
Ponha pra bater até virar uma massa homogênea. Você vai ver umas pequenas pelotinhas de pedaços de arroz. Relaxe, elas somem depois de assado. Adicione a linhaça, o sal e o temperinho. Estes três são opcionais. Mesmo sem sal, o pão fica gostoso. Bata mais um pouco.
Por fim, acrescente o fermento e bata por um minuto.
Despeje todo o liquido em uma forma de sua preferência. A minha é anti aderente e não precisei untar. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos à 180C. Deixe assar por 30-35 minutos, dependendo da potência do seu aparelho.

Recheios:

Este pão sem farinha fica ótimo puro mesmo, para comer no dia-a-dia. Agora se você quer deixar a coisa irresistível, alce mão da sua criatividade e invista em recheios. Eu já fiz de queijo, queijo e presunto, pizza e tender (previamente assado). Pode ser bacon, frango com requeijão, enfim, o que você gostar.
O segredo é cortar tudo em cubinhos bem regulares e colocar em uma vasilha, misturando tudo direitinho, antes de levar ao forno.
Outra coisa que fazemos aqui é colocar pouco recheio e muita cobertura. Esta última, só depois que o pão já estiver bem perto de ficar pronto (tira, cobre e volta a assar). Fica mais “gordo” e maravilhoso.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *