O lado ruim de emagrecer

Em um mundo lotado de gente bem preconceituosa, a imagem que nos é vendida é de que a magreza é um reino de maravilhas e perfeição. Perdendo peso, o céu é o limite. Só que não!  O lado positivo de emagrecer, todo mundo conhece. Até agora, ninguém falou do lado ruim de perder muitos quilos. Acredite, ele existe.

o-lado-ruim-de-emagrecer-criaturagg-01

1.Você não tem nada pra vestir, MESMO.

Você não rechiou seu closet numa tacada só: você foi comprando aos poucos, conforme ia encontrando coisas que gosta e tinha grana no bolso. Quando você perde muitos quilos, perde junto também todas as peças, até calcinha. Parece que é um problema besta, do tipo “que legal fazer compras”.

hero-landscape-nothing-to-wear_clueless

Só que não: você não vai ter grana, tempo e paciência pra fazer seu guarda-roupa de novo em uma semana. Quando você vê, tá dependendo de doações das suas amigas.

2.Você é patrulhada o tempo todo.

Quando você assume que está de dieta, ganha uma legião de fiscais, mesmo entre pessoas que não te muita intimidade. Fica parecendo que sua vida vira um Big Brother, e, o que você come é sempre avaliado. A primeira pergunta das pessoas a você passa a ser “quantos quilos já perdeu?”, sempre acompanhado daquele olhar de “parece menos”. A geral vira expert em nutrição e suas refeições nunca vem sozinhas: rola sempre uma porção de palpites e clichês.

3.Você fica parecendo mais velha.

Se você tem mais de trinta, este é o pior aspecto de perder muitos quilos: o rosto emagrece, a bochecha esvazia e sua cara, literalmente, CAI. Em alguns meses, você vai var o nascer de rugas, bigode chinês e linhas de expressão. O que demora anos para a maioria das pessoas, irá aparecer em alguns meses. Tem que ter estômago. Um rosto gordinho sempre parece mais jovem e “esticadinho”.

4.Você descobre que tem mais defeitos do que pensava.

Só quando você perde uma boa parte dos seus quilos a mais, é que percebe o quanto atribuiu boa parte dos seus fracassos a eles: o não nas entrevistas de emprego, o namorado infiel, a respiração ofegante ao subir ladeira, timidez e outras coisinhas chatas. Menos gorda, você é obrigada a descobrir que culpou suas curvas por coisas que na verdade você fazia de errado. Ser gordinha ou obesa, não é defeito nem desculpa para lutar por sua felicidade.

5.Menos homens irão te olhar.

A maioria dos homens prefere mulheres magras ou cheinhas. Então, estatisticamente, você tem certeza de que quanto menos gorda, mais homens irão se jogar a seus pés. ERROU! No mundo dos corpos menos fofos tem mais concorrência e essa parcela de homens sabe disso. Isso deixa o homem mais passivo e seletivo. O homem que gosta de mulher gordinha geralmente é mais meigo e atencioso também.
E o pior: com seus quilos a mais o busto volumosos e o bumbum farto vão embora. Menos fiufiu por aí
No entanto, o fato que mais pesa aqui é que quando você está de dieta o mundo fica azedo e sua cara também. Homem gosta de mulher feliz e comendo só alface, nossa vidinha fica bem miserável, né? Isso reflete no jeito com que o mundo nos olha.


.

6.Você vai descobrir que algumas amigas são falsianes.

0dfd28ce-7b8f-4385-91c3-5b37cd1ed02f_Verdades_Secretas-Giovanna-Falsiane

Quando se tem IMC pra lá de 40, outras mulheres nunca verão você como competição e tendem a ser mais amáveis no trato. O que é bem estúpido, nós sabemos do que uma gordinha é capaz em termos de sensualidade! A partir do momento que você começar a emagrecer, vai ver que muitas delas irão se afastar de você e outras nunca perderão uma oportunidade de te alfinetar, na expectativa de te diminuir. Em um estalar de dedos, aquela migucha fofa vira uma cobrinha. Na cabeça dela, gorda não tem vez. Coitada, né? 😀

7.Tudo despenca.

Esse é o aspecto mais conhecido e cheio de folclore a respeito. Muita gente diz que se você for na academia e der duro, nada vai cair. Mentira. Imagina que sua pele é uma sacola: se você tirar a gordura de dentro, sobra o resto: músculo, nervos, ossos, etc. Eles ocupam menos espaço. Por mais que você faça seu músulo crescer e virar uma Gracyane, ainda vai ter mais pele que recheio. Vai sobrar pele, não tem jeito.
Mas, isso não é algo tão ruim. Se você realmente investir em exercícios, o resultado fica melhor. Se você quiser, sempre existe a plástica também. Algumas delas, são inclusive, cobertas pelo plano de saúde porque são reparadoras.


Particularmente, não acho que meu corpo tenha se tornado algo horrível por ter perdido algum peso. Era um medo meu, profundo. Demorei anos para me aceitar gorda e de repente, além de fofa, seria flácida? Quando você faz o que faz por amor próprio, pra cuidar da saúde, vai continuar se amando.

8.A magreza é superestimada

Durante anos você sonhou como a vida seria perfeita se você fosse magra: ia ter looks incríveis, o emprego dos sonhos o boy mais magia de todos; seria feliz, rica e popular. Você passou anos achando que a âncora que te prendia em uma vida mediana era o excesso de peso. Quando emagrece descobre que não. Você vai continuar tendo problemas, inclusive de saúde.

9. A dieta é para sempre.

Você não elimina quilos, você perde. Se bobear eles voltam, trazendo mais amiguinhos com eles. A dieta e a rotina de exercícios são um compromisso para a vida inteira, mesmo que você tenha feito cirurgia do estômago.

10.Você tem que aprender a lidar com seu novo corpo

Ninguém vira obeso do dia pra noite. Foi uma construção. Quando se perde muito peso de forma brusca, a mente não sabe como lidar com a nova silhueta. Por isso, muita gente que se submete a cirurgia do estômago tem que ter aval de psicólogos, assim como quem se candidata a uma cirurgia de mudança de sexo. De repente, a imagem no espelho é outra e você não sabe mais quem é você. Toda vez que você se vê numa foto, é um susto. Aceitar sua nova forma, com novos defeitos e qualidades é um aprendizado.

Emagrecimento é coisa séria. Só entre nesse processo com a motivação certa: um corpo mais saudável! Sempre faça acompanhamento médico e ame-se, em qualquer peso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *