Noiva acima dos 40 anos: Linda e Plus Size!

Nós não somos os mesmos , não vivemos e também não casamos mais como nossos pais. O dado vem do IBGE: os brasileiros estão casando cada vez mais tarde. A idade média feminina para o enlace passou de 23 anos em 1974 para 33 em 2018. Por exemplo, em 1994, um ano péssimo para a indústria casamenteira em geral, a chance de ver uma noiva acima dos 40 anos era de 4 para cada mil habitantes. Em 2014, elas já somavam 19. Praticamente quintuplicou.

vestido-de-noiva-plus-size-gg-gordinhas-viva-noiva-sao-caetano-criaturagg-katia-ricomini-ball-gown-entreflores2

Por quê? Faculdade, trabalho, pós, intercâmbio: nós, mulheres, passamos tantos anos investindo nas nossas carreiras que o sonho de um casamento de conto de fadas acaba ficando pra depois. Uma nova geração de mulheres guerreiras que não se permitem mais terem um dia de princesa. É falta de tempo ou de fé no amor?

O mercado de casamentos, atualmente faturando cerca de R$16.8 Bilhões (número da Abrafesta), não demorou a se adaptar a esta mudança na faixa etária da clientela. Alexsandra Lima, gerente da loja Viva Noiva, na tradicional Rua das Noivas em São Paulo, nos conta que este público é muito mais exigente e sofisticado e que buscam sempre pela excelência, desde o produto até o atendimento.

Vestido Ideal para Noiva Acima dos 40 anos

“Outro dia atendemos uma noiva de quase 60 anos. E ela ficou linda.”, conta Alexsandra. Ela afirma que não existe regra para escolha do vestido ideal para essa faixa etária. “Ela tem que usar o que gostar e se sentir poderosa. Não a ver com a idade em si, mas com o jeito com que ela se enxerga”.

vestido-de-noiva-plus-size-gg-gordinhas-viva-noiva-sao-caetano-criaturagg-alessandra-campos3

Quem concorda com ela é Maria José Ribeiro, florista da Atelier Entre Flores. “Não existe um padrão a ser seguido. Cada uma tem que usar o que quiser para realizar seu sonho”.  Especialista em buquês e grinaldas com uma pegada fashion ela declara que atende mulheres mais velhas também e que este número vem aumentando.

Além do crescimento da porcentagem de noiva acima dos 40 anos, mulheres plus size também cresceram em representatividade no mercado. Um bom retrato disso é que já se vê manequins gordinhos na Rua São Caetano, coisa inédita até pouco tempo. Em 2000, ano de lançamento do site, fomos até lá, loja por loja para conferir se haviam modelos a pronta entrega: sonoro não. Apenas havia a possibilidade de fazer um sob medida. É o raiar de uma nova era, com contos de fadas muito mais democráticos.

vestido-de-noiva-plus-size-gg-gordinhas-viva-noiva-sao-caetano-criaturagg-regina-altes3

Na Viva Noiva, loja que nos possibilitou trazer este editorial lindo para vocês, existem vestidos até o manequim 60. Alguns deles, como o que vesti são americanos, importados pessoalmente pela Alexsandra. Os vestidos tem uma estrutura interna poderosa que garante sustentação e modelagem. Não precisa usar sutiã ou cinta. Segura, de verdade.

A equipe de estilo, preparada para atender este público, nos contou que a maioria tem vergonha de mostrar os braços e eles até fazem mangas transparentes ou rendadas para complementar o vestido. Contudo, o ideal é que você assuma seu corpinho como ele é. É seu dia e o calor, amiga, dura o ano inteiro!

Lá Vem a Noiva!

“Hoje vou realizar um sonho da minha mãe, ela vai ficar emocionada.”, confessou Alessandra Campos, 40 anos, manequim 46 e influencer e diretora do projeto “O Sol Nasceu para Todas as Idades”. Ela é casada há 19 anos, porém nunca fez a cerimônia tradicional.  Quem sabe para as bodas de 25 anos? Ficamos na torcida!

vestido-de-noiva-plus-size-gg-gordinhas-viva-noiva-sao-caetano-criaturagg-alessandra-campos

“Acredito que não existe idade para realizar um sonho. Precisamos acreditar e lutar sempre”, inspira.

vestido-de-noiva-plus-size-gg-gordinhas-viva-noiva-sao-caetano-criaturagg-alessandra-campos-sereia

Para ela, a Viva Noiva escolheu um vestido sereia, um grande tabu para noivas plus size. Um modelo mais sexy, digno da nossa parceira aqui do site.

Regina Altes Amorim, 48 anos, vendedora, manequim 48 não conteve as lágrimas ao se ver vestida de noiva. Mãe de 5 filhos, esta não foi sua primeira vez num traje assim: ela ficou casada por 30 anos. O relacionamento era conturbado a um grau que ela nem lembra direito como foi a própria cerimônia, ocorrida em 2007, anos depois de já morarem juntos. “A única coisa que me lembro é do meu pai me levando o altar. Ele faleceu tempos depois, é uma memória bonita nossa juntos.”

noiva01

Atualmente, Regina está há 4 anos com um companheiro, feliz como nunca e pensa em finalmente ter seu dia de rainha. Desta vez, com direito há muitas fotos, sorrisos e momentos inesquecíveis.

vestido-de-noiva-plus-size-viva-noiva-regina-altes-criatura-gg-gordinhas-casamento-amor-encontro-evase

Para a Regina, foi selecionado o vestido considerado ideal para um biotipo plus: modelagem evasê,  manguinhas delicadas e uma fenda frontal que alonga a silhueta. O arremate estilo corset na parte de trás não serve apenas para garantir um toque sexy, também proporciona o ajuste perfeito às curvas.

A ideia para fazer este editorial veio da minha experiência própria. Uso manequim 52, tenho 41 anos e fiquei noiva agora em junho. Nunca tive um sonho de um casamento tradicional e, com a minha idade, achava até meio ridículo colocar-me neste tipo de situação. Achei que não era pra mim. Tonta!

noiva-acima-de-40-anos-vestido-de-noiva-plus-size-gg-gordinhas-viva-noiva-sao-caetano-criaturagg-katia-ricomini-ball-gown

Entretanto, quando fui fazer a prova do vestido, chorei um tantinho também. É, parece que meu lado princesinha existe sim e está contando os dias para 2021. 

noiva-acima-dos40-anos-vestido-de-noiva-plus-size-gg-gordinhas-viva-noiva-sao-caetano-criaturagg-katia-ricomini

Para mim, a Alexsandra escolheu esse vestido de rainha com o cintinho bem romântico para finalizar o look, que destaca bem o colo e valoriza a cintura. De costas, nem minha mãe me reconheceu na foto. Outro tabu sobre noivas plus size é que os modelos tipo “ball gown”, aqueles bem cheios, com o saiote por baixo, são completamente proibidos. No meu caso, achei que sumiu com a barriga! Então, novos tempos, novas regras.

Créditos:

Vestidos, véu e tiaras:

Viva Noiva
Visite o site!
Rua São Caetano, 49 – Luz – São Paulo/SP
Tel.: 11 3326-3832 – WhatsApp 11 98514-0901
@vivanoivaoficial

Buquês e grinalda:

Atelier Entre Flores
Tel./Whatsapp: (11) 9.9446-0659
Visite o site!
@atelierentreflores

Bijuterias:

Lebriju
Visite o site!
Shopping Pátio Paulista, loja 106 e outros 6 endereços na Grande SP.
Tel.: (11) 2538-3809 – WhatsApp: (11) 98741-0182
@lebriju

Equipe:

Produção: Alessandra Campos @alecamposplus

Maquiagem: Priscilla Satim @priscillasatim

Cabelo: Well Carvalho: @josewellingtondecarwe

Assistência de Beleza: Adriana Caetano @driloirinha

Apoio: Projeto “O Sol Nasce para Todas as Idades” @osolnasceparatodasasidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *