Ghosting: Por que os homens desaparecem?

Talvez você não saiba bem o que é, mas com certeza já passou por isso. O termo ghosting (originário da palavra ghost, “fantasma”em inglês), serve para definir uma forma de encerrar relacionamentos: com o silêncio. A pessoa some, não reponde mais mensagem, dá perdido, pode até já emendar e te bloquear nas mídias sociais( leia AQUI como saber se é o seu caso e o que fazer). Em era de comunicação via aplicativos de mensagem, essa malcriação ficou ainda mais comum e descarada. Tanto que o termo acabou ganhando destaque como uma das palavras do ano de 2015, numa eleição realizada anualmente pelo dicionário Colins.

É isso: você manda tudo e não recebe nada!

Ghosting Acontece.

Em uma pesquisa publicada no Huffington Post (2014), 11% das pessoas já admitiram ter feito isso em algum ponto da vida e 13% declaram que já foram vítimas do ghosting. Todo mundo já deu ou tomou este tipo de perdido. O traço mais peculiar deste fenômeno é que é algo abrupto, nunca gradual. Um dia você acorda e a pessoa some.

Se você e o crush estavam inseparáveis, trocando milhões de mensagens por dia, considere que tomou um vácuo a partir de 48 horas. Caso o lance seja presencial, envolva amigos em comum e algum tempinho de estrada, encurte para 24 horas. Convém checar a quantas anda a atividade virtual dele, enfim, se o gelo é pra você ou pro mundo.

Por quê Fizeram Comigo?

1. Ele não quer ficar mais com você e não quer te magoar falando isso na sua cara.
Geralmente esta é a principal causa para crush sumir do nada. O bendito mudou de ideia, conheceu outra pessoa e simplesmente não tem nenhuma habilidade para falar com você. Isso é muito comum, especialmente com a galera mais jovem. Essa formalidade de acabar um rolo pessoalmente meio que já nem existe. Nem namoro tá valendo mais um café, vai por zapzap mesmo, quando vai. O individuo não quer se sentir culpado e achando que simplesmente ignorando você, tudo se resolve.

2. Ele está com preguiça de você.
Não encontrei palavra melhor. O crush está sem saco pra te dar atenção. Isso pode ser definitivo ou temporário. Você também faz isso, vai?

3. Ele mentiu que queria ficar com você.
E agora não precisa mais mentir porque já saiu com você a quantidade de vezes suficiente. Homem sempre dá aquela exagerada nos sentimentos pra conseguir conquistar uma mulher. Por que? Porque funciona! A gente acredita e quando dá errado ainda se culpa por não ter sido digna do cara.

4. Ele não sabe o que quer.
Ficar confuso não é privilégio feminino. Homens também ficam. Tirar um ou mais dias de folga ajuda a clarear as ideias e o coração.

5. Ele está com problemas.
Geralmente quando homem some, a gente já sai logo tacando pedra: que ele tá com outra, que é FDP, que homi é tudo igual mesmo. Tá, geralmente é isso. Porém, as vezes ele está só passando uma fase que precisa ficar sozinho. Eu infelizmente faço isso, inclusive com meus amigos, clientes, com você. Homem também é ser humano e cada um de nós tem uma forma de lidar com as complexidades da vida. Se ele faz a linha meio caladão, esta é uma possibilidade real.

6. Timing diferente.
O tempo corre diferente para homens e mulheres, certeza, científico, provado. Nós, temos a urgência de ter amor quase que como religião, eles têm rotina e paciência. Não entendem que pra chamar a gente pra sair no sábado, tem que ser na segunda pra dar tempo da gente fazer depilação, unha, cabelo, 25 opções de look, consultar todas as amigas sobre o que falar. Não entendem, não adianta. As vezes, na cabeça dele, vocês estão de boa.

7. Cantinho do Castigo.
Vocês vinham discutindo ou ele te pegou no pulo em alguma coisa. Pode ser que esteja fazendo um show de silêncio pra tentar te punir.

8. Ele foi abduzido.

Juro que esse gato parece tanto com o meu que fui dar uma checada por onde ele andava.

O que fazer

Mande uma mensagem fofa, sem cobranças e se cale. Se o crush gostar de você e só estiver passando algum perrengue, eventualmente, ele vai voltar. Não vale a pena fazer barraco, perseguir, se magoar. Se a relação de vocês não foi importante pra ele, também não deixe ser pra você. Sei que é fácil falar e fazer a linha segura-evoluída-zen é muito difícil. Mas você é um mulherão da poH@ e vai conseguir.

Sempre vale fazer aquele exame de auto consciência, mas não fique se culpando ou se martirizando. Quem perdeu foi ele. Ah e se aparecer do nada no meio da madrugada com um “oi, sumida”, já sabe, né?

Esse gif é da época do MSN, mas eu não supero isso.

Sem hiprosia!

Mulher faz isso mais do que homem (segundo o data-EU). Pense em quantas vezes você já deixou um cara falando sozinho, seja no Tinder ou na balada. Infelizmente, ghosting é uma forma de terminar uma relação muito cômoda  pra quem faz e bem cruel para quem recebe. Então, não vamos fazer com os outros o que não gostamos de aguentar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *