Batata Frita de Forno!

Já fazia alguns anos que eu tentava fazer uma falsa batata frita de forno. Testei várias receitas e até estraguei um almoço de família com chips duros e carregados de sal. Tanta busca e experimentos, me ajudou a desenvolver uma receitinha rápida (sou preguiçosa ué) para a batatinha perfeita!

receita-saudavel-light-dieta-batata-frita-no-forno-criatura-gg-katia-ricomini-2

Batata frita de forno crocante, sequinha e deliciosa!

A vantagem número um nem é tanto na balança: faz muito menos bagunça na cozinha e é um método menos “gordo” de fazer batatinha. O grande segredo desta empreitada está na escolha da batata: esqueça aquela comum e procure pela Asterix, aquela de casca rosada. Elas são mais sequinhas e garantem chips mais crocantes e um tempo de preparo muito menor.

Para cada pessoa, uso duas batatas médias. O primeiro passo é lavar bem.  Cozinhe por 15 minutos as batatas com casca em uma panela grande destampada. É importante cozinhar a batata com casca para que ela não absorva água. Escorra e mergulhe em água na temperatura ambiente ou simplesmente espere esfriar naturalmente. Descasque.

Corte em chips de cerca 0,5 cm. Se preferir rodelas bem crocantes por fora e ultra macias por dentro, corte fatias um pouco mais gordinhas de quase 1 cm. Coloque sal a gosto, duas pitadas de páprica e mais duas de temperinho de ervas finas. Se tiver alecrim, fica incrível!

Disponha as rodelinhas em uma forma, de preferência antiaderente, untadas com azeite (fica mais perfumado) ou óleo de canola (para chips mais dourados). Coloque na grelha mais baixa, próximo do fogo. Deixe 15 minutos de cada lado.

A páprica dá um efeito levemente picante e ajuda a dar essa corzinha nos chips.

A páprica dá um efeito levemente picante e ajuda a dar essa corzinha nos chips.

Atenção: cada forno tem sue tempo, seu jeitinho e ninguém melhor que você para saber o tempo. A primeira vez que for executar uma receita, não confie: fique rondando o forno, vai acompanhando sua batatinha até o ponto perfeito!

Eu vi inúmeras variações dessa receita espalhadas pela internet e já adianto para que você fuja de: colocar sal grosso, assar sem cozinhar antes (fica duro que só), colocar papel alumínio, assar no formato batata rústica ou com casca, pulverizar óleo por cima, não colocar sal nenhum (depois o sal parece que não adere). Ah, use uma espátula!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *