Alfarroba: parece chocolate, mas é melhor!

Chocolate é nosso pecado favorito. Doce, delicioso e malvado, quanto mais ao leite, mais malvado. Ele tem gordura, açúcar e aquele montão de calorias que a gente finge nem ler porque simplesmente é impossível viver sem ele. Ou não?
Além de investir em barras com mais concentração de cacau, convido você a conhecer a Alfarroba. Também conhecida como carob (em inglês), ela é o fruto de uma árvore da região do Mediterrâneo, com carinha de vagem, sabor adocicado e a cor entre o marrom e o negro.

alafarroba-criaturagg-katia-ricomini-03
O gosto, o cheiro e (amém) o sabor são BEM parecidos com os de um chocolate amargo. O plus? Tem apenas 0,7% de gordura contra 23% do chocolate. Uma diferença boa para quem está como eu, contando calorias para uma vida gordinha e saudável.
Além disso, um combo de outros itens a torna um alimento funcional:
* baixo índice glicêmico,
* não contém cafeína ou outros estimulantes,
* ótima fonte de fibras (ajudam no trato digestivo),
*Fonte de vitamina A (ossos, pele e visão),
* Contém vitamina B1 (sistema nervoso, músculos e coração),
* Contém vitamina B2 (extração de energia a partir gorduras, proteínas e carboidratos),
* potencial antioxidante é bem alto, superior ao do vinho por exemplo,
* fonte também de magnésio, cálcio e ferro.

alafarroba-criaturagg-katia-ricomini-01

Minha barra favorita é essa aí, recheado com coco: um prestígio bem melhorado!

Particularmente, acho a cara e o cheiro bem parecidos. Mas, sinto um fundo um gostinho de algo tipo banana junto. O que não me atrapalha.
Meu favorito é a barrinha recheada com coco da Carob House: R$5 e 95 calorias em 25g. Tem também outros recheios delicinhas: banana, damasco, cranberry ; e, as versões puras em barra que pesam mais no bolso. São ótimas, mas muito duras pro meu gosto. Na Páscoa, rola até ovo de alfarroba, juro! Não comi, mas vi pra vender.

alafarroba-criaturagg-katia-ricomini-04
Além das versões em barras e bombons, você pode encontrar também somente o pó (ou farinha), indicado para a substituição do cacau em receitas como bolos e outros docinhos. Sim, baby dá pra rolar um brigadeiro! A variedade não parou por aí: tem creme de avelã (tipo Nutella fake) e pasta de amendoim. Pela internet, a alfarroba está em várias receitas e é queridinha do povo fitness. Clique e confira duas bem legais:
Bolo de Alfarroba
* Churros assado com Calda de Alfarroba
É claro, que chocolate sempre vai ser chocolate. Ponto. Mas ter um similar ajuda naqueles momentos de ira da TPM ou se você está de dieta, ajuda muito. Uma doce ajuda! 😉

Vem paquerar alguns produtos com alfarroba em lojas virtuais: clique AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *