Filme Mary&Max e a Fada dos Gordos

“As vezes sonho com um fada dos gordos. Que seria mais ou menos como a fada dos dentes, que sugaria toda a sua gordura enquanto você dorme. A frase faz parte do roteiro do longa de animação “Mary&Max: uma amizade diferente”.
mary-and-max-filme-criaturagg-3

Apesar de ser feito em stop motion, o filme australiano é dedicado ao público adulto. No enredo: obesidade, ateísmo, solidão, fobias, mercado de trabalho, suicídio, homossexualismo. Parece pesado? Não é. Uma obra extremamente leve, linda, filosófica, comovente ♥.

mary-and-max-filme-criaturagg-2
A trama é baseada em uma história real (infelizmente, não consegui apurar até onde) e narra a amizade via correspondência entre uma menina de 8 anos na Austrália e um judeu de meia idade de Nova York ao longo de 20 anos.
Mesmo não fazendo parte da temática central, a obra faz um retrato interessante de um mundo cada vez mais gordo com uma imagem no mínimo impactante: uma estátua da liberdade gorda e tristonha.

mary-and-max-filme-criaturagg
Os dois protagonistas em questão têm quilos a mais e lidam com eles pela vida de formas diferentes. Em comum a relação afetiva que possuem com a comida, em especial o chocolate.
Feito em claymotion, um tipo se stopmotion feito de massinha, o filme estreou em 2009, na abertura do Sundance Festival daquele ano. Ganhou vários prêmios em festivais de animação. O tempo, só deixou a trama e o roteiro ainda mais vivos é ácidos,
Disponível em DVD. Imperdível MESMO.

Mary e Max – Uma Amizade Diferente
Direção: Adam Elliot
Música composta por: Dale Cornelius
Produção: Melanie Coombs
Prêmios: Annecy International Animated Film Festival Cristal Award for Best Feature.

Um comentário em: “Filme Mary&Max e a Fada dos Gordos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *